«O certo é que o aeromodelismo não é uma actividade nascida ao mesmo tempo que a aviação, é, pelo contrário, anterior a ela, tendo-se tornado já uma tradição que remonta a muitas décadas. Esta tradição não pressupõe uma imobilidade técnica, antes implica uma evolução contínua...»
Hoje foi um dia crucial para este projecto. Terá sido, provavelmente, o dia mais importante de todos. Um grande passo foi dado. Hoje, criámos as raízes, tão necessárias para um sustentável desenvolvimento.
Agradecemos desde já, ao tão prestável Sr. Álvaro do Vale Mota, que em tempos prestou serviço na Força Aérea Portuguesa, tendo sido mecânico de aeronaves, e é, sem qualquer dúvida, o responsável pelo decorrer do nosso projecto. Esta tarde, o Sr. Álvaro deu-nos todas as instruções básicas para construirmos o nosso aeromodelo, tendo a conversa durado a tarde inteira e ainda ficando assunto para muitas horas mais. Aprendemos noções de aerodinâmica, como o centro de gravidade, ficámos a conhecer os vários tipos de perfis alares (asas), como o côncavo convexo, o plano convexo, o biconvexo assimétrico, o biconvexo simétrico, várias forças que actuam sobre o avião e como contrariá-las, o porquê do avião planar, entre muitas, mas mesmo muitas, outras coisas. O mais importante foi termos sido esclarecidos do porquê das coisas, e não decorado, pois nesse caso este projecto seria um verdadeiro fiasco.
Escolhemos então o plano da aeronave que vamos construir, uma aeronave de asa alta, sendo mais fácil tanto em termos de construção, como em termos de estabilidade no ar e mesmo de pôr a aeronave a voar. Em princípio terá uma envergadura de aproximadamente 1,50 m. Para já ainda está tudo a ser projectado em papel, sendo este um dos passos mais importantes.
Em breve passaremos à construção das asas, data essa que será acompanhada de mais um post com mais informação.
Hoje foi um dia crucial para este projecto. Terá sido, provavelmente, o dia mais importante de todos. Um grande passo foi dado. Hoje, criámos as raízes, tão necessárias para um sustentável desenvolvimento.
Agradecemos desde já, ao tão prestável Sr. Álvaro do Vale Mota, que em tempos prestou serviço na Força Aérea Portuguesa, tendo sido mecânico de aeronaves, e é, sem qualquer dúvida, o responsável pelo decorrer do nosso projecto. Esta tarde, o Sr. Álvaro deu-nos todas as instruções básicas para construirmos o nosso aeromodelo, tendo a conversa durado a tarde inteira e ainda ficando assunto para muitas horas mais. Aprendemos noções de aerodinâmica, como o centro de gravidade, ficámos a conhecer os vários tipos de perfis alares (asas), como o côncavo convexo, o plano convexo, o biconvexo assimétrico, o biconvexo simétrico, várias forças que actuam sobre o avião e como contrariá-las, o porquê do avião planar, entre muitas, mas mesmo muitas, outras coisas. O mais importante foi termos sido esclarecidos do porquê das coisas, e não decorado, pois nesse caso este projecto seria um verdadeiro fiasco.
Escolhemos então o plano da aeronave que vamos construir, uma aeronave de asa alta, sendo mais fácil tanto em termos de construção, como em termos de estabilidade no ar e mesmo de pôr a aeronave a voar. Em princípio terá uma envergadura de aproximadamente 1,50 m. Para já ainda está tudo a ser projectado em papel, sendo este um dos passos mais importantes.
Em breve passaremos à construção das asas, data essa que será acompanhada de mais um post com mais informação.
Obrigado, MechanicalBrothers
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